sábado, 18 de julho de 2009

Felicidades


Todas as pessoas nasceram para uma coisa conquistarem a felicidade, quase todas as pessoas hoje em dia querem somente uma coisa: a doce felicidade; Todos nós queremos encontrar de alguma forma o prazer na vida e achar alegria num dia de sol ou num dia de chuva querem ter algo que está acima do dinheiro, da ganância, do ódio e do amor; Fazemos qualquer coisa para termos a felicidade em si, não por ser algo acima de Deus, pois o mundo é como se fosse uma meta de vida. Todos nós temos um sonho de ter algo na vida, ser algo nesta vida, mas a maior de todas estas metas é a felicidade.

Viver em certas cidades hoje em paz tem si tornado praticamente impossível, o mau convívio, a violência, os direitos que não são mais lembrados a falta de amor e carinho pelas pessoas tem se tornando cada vez mais constantes. É visível aos nossos olhos que mundo onde vivemos está num desmoronamento da própria civilização que criamos, podemos analisar também que a grande contradição criada pela sociedade não está sendo percebida. Alguns destes casos acontecem nas cidades do interior do estado da Bahia como: Feira de Santana e Camaçari, mesmo sendo pequenas elas apresentam varias contradições que a sociedades em que vivemos criou no passar do tempo, casos como o de Ângela que é casada com Gabriel há quinze anos e seu casamento recentemente entrou numa crise, onde os dois brigam e não se suportam, nessa crise que o casamento dela está passando ela pode contar com suas colegas de trabalho: Solange e Ana. Solange tem uma história triste. Há dois anos foi largada pelo esposo que a deixou com os dois filhos para serem criados, nestes últimos anos os mais difíceis de sua vida quase entrou em uma depressão profunda, mas com ajuda de suas amigas conseguiu superar este problema e se restabeleceu na vida. Neste meio tempo presenciou a sua amiga Ana sofrer com os maus tratos de seu esposo Cabral a fazia, este homem fez com que ela passa-se pelos piores momentos da vida que Ana já pensou em ter, a agressão física e mental que esta mulher teve durante anos por este homem fez com que ela se privasse até mesmo de seus sonhos e sua própria felicidade, seu esposo trabalha a dez anos na prefeitura de Camaçari ele tinha como sua superior Joseane que abdicou de seu trabalho para poder realizar um grande sonho que tivera quando pequena este era ser professora. Ela leciona numa escola de primário da quinta a oitava serie, há dois anos a uma garota que tem grandes problemas familiares e psicológicos, esta garota a Maria é rebelde e teve que se moldar aos quadrantes de uma sociedade injusta, ela viu quando criança sua mãe ser assassinada pelo seu próprio pai.
Com as injustiças da sociedade estas pessoas têm que se enquadrar na civilização criada pelo próprio homem e que o afeta com uma grande ou pequena proporções. Nisto Maria a garota do parágrafo passado foi criada numa sociedade cruel e rigorosa, seu pai Tropa um nome que os moradores deram para ele pouco tempo depois dele ter entrado no trafico de drogas, ele só chegou nesta situação pela falta de emprego e a situação em que sua família passou, a raiva que tinha em seu coração se apossou dele por completo e ele se tornou um homem sanguinário e cruel, antes de se tornar desta forma ele tinha um grande amigo o Moreira, um amigo de infância que Tropa leva até os dias de hoje. Moreira sofreu muito na vida desde pequeno quando foi abandonado pelo pai numa estação rodoviária, ele quando moço aos seus vinte e dois anos casou-se com Arlete sua esposa por seis anos, o seu casamento teve fim graças a um vicio maligno que sua mulher tem que é o álcool. Ela sofre com este vicio que fez com que ela perdesse o casamento, amigos, familiares que se afastarão restando-lhe somente uma amiga a Joseane citada antes. Alguns detalhes não foram ditos sobre Joseane, ela é prima de Gabriel citado no parágrafo passado os dois tiveram um pequeno romance quando jovens mais por circunstâncias da vida foram separados. Gabriel hoje é psicólogo, ele atende a deveras pessoas de classes sociais distintas, ele tem uma secretaria a qual tem um casamento baseado em mentiras e traições. Infelizmente ela sofre um dos pontos negativos da nossa população patriota onde os homens são os chefes, dando-lhes algumas regalias moralmente em algumas situações vista como “normal” na sociedade, a traição pelos homens, ela não sabe de nada do que acontece as suas costas.Seu esposo Aguinaldo trabalhou desde pequeno para sustentar a família sua especialidade ser eletricista ele trabalha na “Eletro em casa” uma empresa do meio camaçariense Peixoto o qual depois de anos de trabalho pode desfrutar de seus bens materiais. Peixoto tem duas filhas a Amanda e Priscila, as garotas são totalmente diferentes e sofrem psicologicamente com a falta de seu pai. Amanda é fria e o único carinho que tem é por sua mãe a qual não a dar muita atenção. E Priscila uma menina que com a ausência da criação paterna encontrou nas drogas o seu sustento.

Nesta sociedade que vivemos a felicidade é muito escassa e muitas vezes ignorada, por não ser necessária na concepção de alguns, temos que resgatar em nós mesmos a afetividade e a convivência que foram cada vez diminuídas nos espaços geográficos e pela própria civilização. A felicidade que estes personagens procuram não é um mero sonho como muitos pensam, é um desejo que muitos têm de um dia tê-la em suas mãos e então chegarem a ponto máximo da vida.

Alguém uma vez certamente disse: “- Não posso dizer que existe se nunca vi e nem senti”, mas outro logo com certeza deve pensar. “- Não precisa vê, mas é necessário que sinta para que se possa viver.”


















Um comentário:

  1. sonha com a felicidade? Todos nós sonhamos, poucos são aqueles que conseguem realizar esse sonho.

    ResponderExcluir